Sempre a seu lado

Há filmes que devido sua singeleza nos inspiram grandemente. “Sempre ao seu lado”, protagonizado por  Richard Gere, conta a história de Hachi, um fiel e leal cão que todos os dias esperava a chegada de seu dono na estação de trem. Certo dia seu dono, um professor que viajava todos os dias para trabalhar, veio a falecer. A comovente história conta que, mesmo depois da morte do professor, o fiel cão “Hachi” ia todos os dias esperar seu dono na estação, durante muitos anos até sua morte quase 10 anos depois.

Na verdade, este filme é baseado em uma história real que ocorreu no Japão. Hachi era um cão que pertencia ao professor Ueno que lecionava na universidade de Tóquio. Hachi realmente ia todos os dias esperar seu dono na estação de trens de Shibuya, um bairro de Tóquio no Japão. Um dia seu dono não retornou do trabalho, pois como ocorreu no filme, o mesmo veio a falecer. No entanto, no dia seguinte, Hachi aparece na estação para esperar em vão por seu dono. Durante dias, meses e anos, religiosamente aquele cão ia até a estação. A história ficou muito conhecida e saiu nos jornais. Todos admiravam a fidelidade e lealdade deste cão da raça Akita. Hachi se tornou um símbolo nacional, sua história passou a ser contada para as crianças como exemplo de fidelidade, lealdade e perseverança. Quase 10 anos depois, já velho e cansado Hachi veio a morrer e fizeram uma estátua de bronze em sua memória. A homenagem permanece até hoje na estação de Shibuya, exatamente no local onde Hachi aguardou seu dono por quase uma década.

A natureza e os animais sempre foram ilustrações bíblicas fortíssimas. Somos convidados a observar a natureza e aprender com ela constantemente. Jesus disse: Olhai os lírios do campo… Olhai as aves do céu… pois eram figuras do cotidiano de seus ouvintes naquela época. Na literatura poética da bíblia as ilustrações são abundantes. Somos exortados em provérbios: Vai ter com a formiga! Quando o problema é a preguiça. O salmista, por exemplo, diz que O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!” (Salmo 84.3).

No relacionamento de Deus com seu povo, as ilustrações da natureza são figuras de fácil aprendizado. É dito que Deus encontrou seu povo numa terra deserta e num ermo solitário povoado de uivos; rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos e como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas, assim o Senhor faz conosco. (Deut. 32.10) Jesus afirma ainda que deseja ajuntar seus filhos como a galinha ajunta seus pintinhos (Mt. 23.37)

Da mesma maneira, vejo em ilustrações modernas como a de Hachi, um paralelo muito belo. Hachi, se tornou uma figura popular, exemplo de dedicação e amizade, sendo fiel a seu mestre e provedor até o fim. Perseverou e não desistiu de buscá-lo até suas forças se esvairem por completo. Se Jesus fosse usar figuras populares e atuais para despertar esta geração dormente, certamente diria: Vai ter com Hachi! Não perdeu a esperança e foi fiel até a morte. Histórias como a de Hachi deve nos comover. Pois vivemos tempos difíceis onde a perseverança é um ingrediente quase extinto no meio cristão. Vi muitos cristãos desistirem de sua jornada, desistirem de seguir o Seu Mestre por motivos pequenos demais.  Alguns trocam o privilégio de deleitar-se no Senhor no Domingo por qualquer atrativo que lhe ofereçam, como quem trocou a benção por um prato de lentilhas no passado. Falta-lhes perseverança, compromisso, fidelidade, constância.

A nossa fé não é cega e irracional. A bíblia nos exorta a cerca da razão da esperança que há em nós e sem dúvida temos razões mais que suficientes para sermos fiéis ao nosso Mestre. Fidelidade e perseverança são imprescindíveis para a nossa jornada. Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida! (Ap. 2.10)

Trailler do filme “Sempre ao seu lado” – Hachi – A Dog`s Story

Trilha Sonora (Goodbye)

Anúncios

Um comentário em “Sempre a seu lado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s