Da Luz à Cruz – Série de Mensagens de Natal

          Uma das passagens bíblicas mais comoventes e reveladoras sobre o menino Jesus, se encontra no Evangelho de Lucas quando Simeão toma o menino Jesus nos braços e faz uma oração: “Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.”  Luz para revelação aos gentios, justamente aos que estão em trevas. O evangelista Mateus reforça esta verdade dizendo que: “O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.” Finalmente, o evangelista João fala que Jesus é “a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.”

          Natal é o nascimento desta luz que ilumina a todos. Foi a luz de uma estrela que guiou os magos até Jesus. Sem dúvida a luz é símbolo natalino muito bem aceito em todas as culturas. Iluminamos nossas casas, a cidade fica toda iluminada, etc. No entanto, um natal apenas de luz é um natal sem sentido. Depois de falar sobre a luz, Simeão também fala de maneira profética que “uma espada traspassará a tua própria alma”, mostrando qual o propósito do nascimento de Jesus, pois além de iluminar a humanidade que vive nas trevas, Ele veio para dar a Sua vida por nós.

Natal é Luz e Cruz! A luz do Natal aponta para a Cruz de Cristo!

Logo após as palavras de Simeão, Lucas registra ainda as palavras da profetiza Ana que também fala acerca da “redenção” que aquela criança traria ao seu povo. Anos mais tarde Jesus confirmaria estas palavras na Santa Ceia ao dizer: “porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.” Mt 26:28 

Finalmente Pedro confirma esta verdade dizendo: “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo”. (1ª Pe 1:18,19) Natal é Luz que ilumina e Cruz que redime!

Por isso, a Igreja Presbiteriana Vila Alpes o convida para celebrarmos um Natal diferente, um Natal que nos leva “Da Luz à Cruz” de Jesus! Todos os domingos às 19h na IP Vila Apes. http://www.ipvalpes.org

Que o seu Natal este ano faça sentido!

Um comentário em “Da Luz à Cruz – Série de Mensagens de Natal

Deixe um comentário