Série: Deus Procura Adoradores

adoradores2

Deus procura adoradores (João 4)

Série de mensagens:”Deus Procura Adoradores”. O que significa adorar a Deus em espírito e em verdade? Você já ouviu falar sobre “Princípio Regulador do Culto”? Podemos oferecer a Deus qualquer coisa exceto aquilo que ele proíbe na Bíblia ou devemos oferecer apenas o que Ele ordena? Confira nesta série de estudos e exposições da Bíblia.

O Culto de louvor e adoração e o Derramamento do Espírito Santo (Atos 2:1-13)

Na segunda mensagem da série, o fenômeno do “Pentecostes” registrado na Bíblia em Atos 2 é explicado a partir de uma perspectiva histórica e teológica. Descartando os abusos e extraindo os princípios da experiência de Pentecostes. Exatamente 50 dias após a Páscoa era celebrado o dia de Pentecostes. Jesus orienta os discípulos para aguardarem uma manifestação especial que ocorreria neste dia. Este fenômeno se repete nos dias de hoje?

 

O Propósito do Culto e o Dom de Línguas (1a Coríntios 14)

Todo Culto deve ser para glória de Deus, edificação dos cristãos e convencimento dos incrédulos. Para isso o Apóstolo Paulo na 2a Carta aos Coríntios apela para o uso da mente e de uma linguagem compreensível, tanto para os de dentro (crentes) também para os de fora (descrentes). Em nossa igreja preservamos os princípios da Reforma Protestante e evitamos o tradicionalismo (que geralmente está mais associado as tradições dos homens do que aos mandamentos de Deus). Por isso usamos linguagem e meios contemporâneos para se comunicar com os de fora, (assim como a Bíblia tem sua linguagem atualizada constantemente, sem alterar o conteúdo), pois acreditamos que somente assim Deus será glorificado no Culto, como lemos:

 “Mas, se todos profetizarem, e algum incrédulo ou indouto entrar, por todos é convencido, por todos é julgado; 25. os segredos do seu coração se tornam manifestos; e assim, prostrando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, declarando que Deus está verdadeiramente entre vós.” 1a Coríntios: 14.24

À luz de 1a Co 14 podemos dizer seguramente que o Culto tem três propósitos:

  • 1o. Glorificar a Deus (Se não glorificar a Deus não é culto)
  • 2o. Edificar os crentes (Se não edificar os crentes é evento social)
  • 3o. Convencer os descrentes (Se não comunicar nada aos de fora e a linguagem for apenas para os de dentro é clube)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s