Esboço de um breve discurso aos formandos do Exército Brasileiro

tg
A convite do Exército Brasileiro, o pastor Edgard esteve falando aos jovens formandos no dia 24/11/2017

“A sorte é quando a preparação encontra a oportunidade” Dwight Eisenhower

Depois de quase um ano de serviço, hoje vai ser o último dia com esta farda. Servir no Exército é uma forma que a nação tem de preparar jovens combatentes para uma possível batalha, que muito provavelmente nunca acontecerá, assim esperamos. Mas certamente é uma forma de preparar jovens combatentes para a “batalha da vida”. Ainda que, como disse Rui Barbosa: “O Exército pode passar cem anos sem ser usado, mas não pode passar um minuto sem estar preparado.”

Na batalha da vida, vocês terão muitos desafios pela frente: Estudar, se formar, seguir uma vocação, arranjar um emprego, formar uma família, sobreviver neste mundo cada vez mais violento, com todos os seus valores invertidos, um mundo sem misericórdia e entregue a corrupção. Como disse Eisenhower, a sorte só acontece quando vocês estiverem preparados para as oportunidades que surgirem. Por isso, preparem-se, pois quando a oportunidade aparecer estarão aptos para agarrá-la!

Para o sucesso nesta batalha da vida, vocês precisarão de oração e trabalho! Sirvo-me do discurso de Rui Barbosa “Oração aos Moços” proferida aos formandos de 1920 na Faculdade de Direito do Largo São Francisco – USP.

Oração e trabalho são os recursos mais poderosos na criação moral do homem. A oração é o íntimo sublimar−se d’alma pelo contacto com Deus. O trabalho é o inteirar, o desenvolver, o apurar das energias do corpo e do espírito, mediante a ação contínua de cada um sobre si mesmo e sobre o mundo onde labutamos. O indivíduo que trabalha, acerca−se continuamente do autor de todas as coisas, tomando na sua obra uma parte, de que depende também a dele. O criador começa, e a criatura acaba, a criação de si própria. Quem quer, pois, que trabalhe, está em oração ao Senhor. Oração pelos atos, ela emparelha com a oração pelo culto. Nem pode ser que uma ande verdadeiramente sem a outra. Não é trabalho digno de tal nome o do mau; porque a malícia do trabalhador o conta− mina. Não é oração aceitável a do ocioso; porque a ociosidade a dessagra. Mas, quando o trabalho se junta à oração, e a oração com o trabalho, a segunda criação do homem, a criação do homem pelo homem, semelha às vezes, em maravilhas, à criação do homem pelo divino Criador.”

Nesta batalha da vida, vocês irão precisar de oração e trabalho, muita garra e determinação para vencer, mas no afã de vencer a batalha da vida muitos se perderam, por isso nunca se esqueçam do autocontrole e do domínio próprio. Para isso guardem este provérbio do sábio Salomão:

“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o espírito do que conquistar uma cidade” (Provérbios 16:32)

Duas palavras destacam-se neste verso: Paciência e Controle. PACIÊNCIA: pressupõe persistência, perseverança, fé. CONTROLE: É uma das grandes virtudes, pois pressupõe domínio próprio, autocontrole, mansidão (mansidão não é fraqueza, mas controle da força). A pior derrota é quando perdemos para nós mesmos por falta de paciência e autocontrole!

Por fim, nesta batalha da vida, quando você for abatido e pensar em desistir, quando você não tiver mais forças para continuar, você vai precisar de humildade, pois ela será necessária para pedir ajuda, levantar e continuar novamente. Digo humildade no sentido oposto ao orgulho ignorante. Humildade nos capacita a pedir ajuda para os colegas, pais, mestres, para quem tem mais experiência, mas principalmente para Deus que sempre nos oferece ajuda. Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)

23843070_999853776820713_8261471374493397569_n
Rev. Edgard Casolli Neto e Subtenente Fernandes
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s